Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Cuidados com os dentes nas férias

Admin



Chegam as férias e a hora de viajar com a família, e esse momento tão importante do ano deve ser bem programado para que nenhum transtorno, como uma dor de dentes, por exemplo, possa atrapalhar o descanso e os dias de lazer. Uma visita ao dentista antes das viagens pode evitar problemas, mas mesmo que não seja possível, algumas medidas preventivas podem ser super úteis: Uma das principais preocupações deve ser com as escovas de dentes, cada integrante da família deve ter a sua, escovas nunca podem ser compartilhadas, podendo transmitir doenças infecciosas. Se esquecer a escova em casa é necessário comprar uma nova para usar durante a viagem.

Para transportar as escovas também é importante usar uma tampinha, que pode ser comprada em qualquer supermercado ou farmácia, evitando que as cerdas fiquem espremidas, e protegendo-as do contato com outros produtos. Essa tampa deve ter pequenos furinhos para que a escova receba ventilação, pois ambientes úmidos facilitam a proliferação de germes. Segundo a Academy of General Dentistry (EUA), a maneira como as pessoas armazenam suas escovas também pode contribuir para a proliferação de bactérias que causam infecções, como gengivite ou até gripes e resfriados, e a infecção pode se espalhar entre os membros da família pelo contato entre as escovas. Por isso guarde-as na posição vertical e se outras dividirem o mesmo recipiente, garanta que elas não entrem em contato uma com as outras.

Depois de escovar os dentes sempre lave a escova com bastante água e seque-a com um lenço de papel, nunca usando toalhas. O uso do fio dental também é super importante, se esquecer de levar o fio na viagem compre outro, a escova não consegue fazer a limpeza entre os dentes. E para quem tem predisposição, ficar muito tempo sem usar fio dental pode desencadear um processo de cárie. Nos passeios as pessoas também acabam passando muitas horas sem conseguir escovar os dentes, que começam a produzir placas, uma espécie de filme que fica mais aderido aos dentes. Pequenos sangramentos na gengiva podem ser sinais de inflamação provocadas por placas bacterianas ou tártaro. A primeira reação de quem vê sua gengiva sangrando é evitar o contato da escova de dentes nessa região, quando o ideal é a higienização mais intensa, para remover ou diminuir a causa da inflamação. Portanto, se sua gengiva sangrar escove os dentes normalmente, e até com um pouquinho mais de intensidade, e se o problema persistir procure o dentista assim que voltar de viagem.

Se ficar muitas horas sem conseguir escovar os dentes assim que voltar para o local onde está hospedado garanta que a escovação seja mais prolongada, usando sempre o fio dental. Caprichar na escovação antes de dormir também é muito importante para evitar problemas imediatos e futuros. À noite, as bactérias presentes na boca se multiplicam 30 vezes mais se a pessoa não tomar esse cuidado. Para aqueles que não conseguiram finalizar os tratamentos protéticos no dentista e acabaram viajando com dentes provisórios os cuidados devem ser redobrados, afinal ninguém quer perder um dente num momento inoportuno e acabar ficando numa situação embaraçosa.

Em primeiro lugar o recomendado é que esse paciente evite alimentos muitos pegajosos que poderão remover esses dentes provisórios, e que não coma alimentos que exijam mastigação mais intensa. O dentista também pode fornecer um pequeno kit contendo um sachê com cimento provisório e uma espátula plástica, caso aconteça alguma emergência a pessoa conseguirá recolocar o dente até voltar da viagem. Um outro cuidado é para quem tem dentes sensíveis que devem prestar atenção na temperatura dos alimentos que serão ingeridos. No verão, as pessoas acabam abusando um pouco mais de bebidas e alimentos gelados para se refrescar, e os que viajam para países frios consomem bebidas mais quentes para enfrentar as baixas temperaturas. Para quem tem dentes sensíveis as duas situações devem ser evitadas, e pessoas com essas características devem usar uma pasta especial.

Outra dica é levar na mala, para casos de emergência, analgésico ou remédio que esteja acostumada a utilizar quando sente dor. Nem sempre é possível prever essa situação e usar um remédio para conseguir suportar a dor até procurar um dentista, é a garantia de que as férias não acabarão antes do tempo. Dores provenientes de problemas como um "canal" por exemplo, podem ser fortes e capazes de acabar com as férias da família inteira, por isso a prevenção é importante. Com tais cuidados é possível garantir os sorrisos da família!