Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Entenda o tártaro

Admin

Se tem uma coisa que dá um aspecto de sujeira para o dente e causa uma variedade enorme de problemas na boca é o tártaro. Ele se gruda à superfície dentária e se torna praticamente impossível de remover sem que seja necessário ir ao dentista. Pode ser chamado também de cálculo dental e de forma científica posso dizer que seria o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro na superfície dentária.

 

Para podermos entender essa mineralização da placa, posso entender quando o biofilme não removido até um determinado período que alguns citam ser de até 21 dias, a comunidade de bactéria se estabiliza. Além disso, ocorrerá a ação da saliva e seus íons de cálcio e do dente, de onde é retirado o fosfato devido diminuir o PH no local. Esse conjunto de fatores que vai fazer a chamada mineralização da placa e por consequência o tártaro.

Agora que entendemos o ciclo de formação do tártaro, de forma bem superficial, temos que entender que a melhor forma de se livrar do tártaro é não tendo tártaro. 

 

A prevenção é sempre o melhor remédio e para isso precisamos:

“ Fazer diariamente a escovação dental, da língua e da mucosa. Completando com uso de fio dental e bochechos.

“ Realizar consultas regulares ao dentista. Normalmente semestrais ou anuais.

“ Controlar hábitos alimentares, incluindo periodicidade de ingestão diária de açucares.

 

Mas, você não seu cuidou direito, o dia-a-dia está muito corrido e infelizmente já está com tártaro. O que deve ser feito?

“ Nem pense em cutucar em casa com utensílios pontiagudos.

“ Marque o mais rápido possível a consulta com o dentista que é a única pessoa que pode realiza a tartarectomia ou raspagem que vai remover mecanicamente o tártaro e deixar seus dentes limpos e saudáveis.

“ O uso consciente do flúor é de extrema importância para o combate ao tártaro dental, seja ele na forma tópica, nas pastas dentais ou de qualquer outra forma.

 

Com pequenos problemas como o tártaro você pode desenvolver problemas sérios nas gengivas e nos dentes. O tártaro torna o seu meio bucal propício a ação de bactérias que não tem ação fisiológica e só estão ali para lhe prejudicar.

Preciso ressaltar que o tártaro por si só não é um agente agressor e não é capaz de ferir a gengiva ou causar algum trauma mecânico.

Então vamos ficar de olho e observar os dentes diariamente !