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Marketing faz dentistas lucrarem até 3 vezes mais

Admin

Os investimentos em marketing deixaram de ser exclusividade das grandes empresas e foram descobertos por pequenos e médios consultórios odontológicos. Se por um lado o excesso de profissionais (o Brasil é o país com maior proporção de dentistas por habitantes) fez com que muitos profissionais abandonassem a profissão, outros readaptam-se no mercado apostando em conhecimento: é a vez do marketing na odontologia.


Até a década de 80 um dentista enriquecia com facilidade. Havia poucos profissionais, muita demanda e os preços eram altos, extremamente altos. O cenário atual mudou bastante: a concorrência, o excesso de novos profissionais todos os anos, o maior poder de barganha dos clientes e o acesso a informação que a modernidade proporcionou resultou em preços mais baixos, menos clientes e um clima de "não sei o que está acontecendo" entre os dentistas brasileiros. 
Com isso, a odontologia está sendo reinventada.


Parece lógico que em um ambiente onde haja excesso de oferta a capacidade de escolha do cliente aumente muito, isso praticamente obriga os prestadores de serviço a se adaptarem as diferentes demandas de mercado. Se por um lado a Odontologia cuida e previne afecções da boca, a forma como se presta esse serviço pode ser muito variada. Vejamos um simples exemplo:
Se uma adulto decide usar aparelho ortodôntico o objetivo final é ficar com os dentes alinhados e bonitos. Só que esse mesmo dentista pode usar aparelhos convencionais, ou estéticos, pode optar por um dentista que é de confiança de um amigo, ou que forneceu informações importantes para ele na internet. Pode ainda ser um dentista que o atenda a noite, ou que fique próximo de sua casa. Pode ser um dentista que use aparelhos "invisíveis" ou mesmo o que cobra o preço mais baixo.
Essas diferentes opções são os nichos que podem ser explorados por qualquer empresa e que, para os dentistas, têm se apresentado como oportunidades altamente lucrativas.


Entender as demandas de diferentes grupos de pessoas e planejar cada ação do consultório para atender de forma exemplar essas demandas é o que garante lucratividade e indicação espontânea de novos clientes.


É interessante notar que por todo o Brasil o marketing aplicado tem trazido resultados para as diferentes empresas e mesmo para os profissionais liberais.Marketing é uma ciência e não é sinônimo de propaganda. Precisa ser executado com planejamento, treinamento da equipe, alinhamento dos objetivos do dentista com o serviço efetivamente prestado. Se é qualidade, tudo tem que expressar qualidade. Não adianta só dizer que tem e, quando o cliente busca, não encontra o que esperava.