Marketing faz dentistas lucrarem até 3 vezes mais
Os investimentos em marketing deixaram de ser exclusividade das grandes empresas e foram descobertos por pequenos e médios consultórios odontológicos. Se por um lado o excesso de profissionais (o Brasil é o país com maior proporção de dentistas por habitantes) fez com que muitos profissionais abandonassem a profissão, outros readaptam-se no mercado apostando em conhecimento: é a vez do marketing na odontologia.
Até a década de 80 um dentista enriquecia com facilidade.
Havia poucos profissionais, muita demanda e os preços eram altos, extremamente
altos. O cenário atual mudou bastante: a concorrência, o excesso de novos
profissionais todos os anos, o maior poder de barganha dos clientes e o acesso
a informação que a modernidade proporcionou resultou em preços mais baixos,
menos clientes e um clima de "não sei o que está acontecendo" entre
os dentistas brasileiros.
Com isso, a odontologia está sendo reinventada.
Parece lógico que em um ambiente onde haja excesso
de oferta a capacidade de escolha do cliente aumente muito, isso praticamente
obriga os prestadores de serviço a se adaptarem as diferentes demandas de
mercado. Se por um lado a Odontologia cuida e previne afecções da boca, a forma
como se presta esse serviço pode ser muito variada. Vejamos um simples exemplo:
Se uma adulto decide usar aparelho ortodôntico o
objetivo final é ficar com os dentes alinhados e bonitos. Só que esse mesmo
dentista pode usar aparelhos convencionais, ou estéticos, pode optar por um
dentista que é de confiança de um amigo, ou que forneceu informações
importantes para ele na internet. Pode ainda ser um dentista que o atenda a
noite, ou que fique próximo de sua casa. Pode ser um dentista que use aparelhos
"invisíveis" ou mesmo o que cobra o preço mais baixo.
Essas diferentes opções são os nichos que podem
ser explorados por qualquer empresa e que, para os dentistas, têm se
apresentado como oportunidades altamente lucrativas.
Entender as demandas de diferentes grupos de
pessoas e planejar cada ação do consultório para atender de forma exemplar
essas demandas é o que garante lucratividade e indicação espontânea de novos
clientes.
É interessante notar que por todo o Brasil o
marketing aplicado tem trazido resultados para as diferentes empresas e mesmo
para os profissionais liberais.Marketing é uma ciência e não é sinônimo de
propaganda. Precisa ser executado com planejamento, treinamento da equipe,
alinhamento dos objetivos do dentista com o serviço efetivamente prestado. Se é
qualidade, tudo tem que expressar qualidade. Não adianta só dizer que tem e,
quando o cliente busca, não encontra o que esperava.