Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Por que o dente fica mole?

Admin

Essa é uma das questões mais respondidas por qualquer cirurgião dentista e vamos tentar explicar de uma forma resumida os motivos que levam um dente a ficar mole. Um dente permanente fica mole por alguns motivos.

Dente mole por problema na gengiva:

O principal e mais comum é devido ao problema periodontal. Se o indivíduo tem uma higiene oral (escovar os dentes, passar fio dental etc..) deficiente ocorre um acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes gerando uma inflamação na gengiva (gengivite). Se a pessoa não buscar tratamento adequado em um dentista a inflamação gera uma reabsorção do osso que sustenta o dente (periodontite) e assim ele fica mole. Quanto mais essa inflamação progride, mais osso é reabsorvido e mais o dente fica mole até chegar a um ponto que ele tem que ser removido.

 

Dente mole pelo aparelho ortodôntico:

Muitas pessoas relatam a sensação de dente mole logo após a colocação do aparelho ortodôntico fixo ou das manutenções. Essa sensação é normal, pois faz parte do processo de reposicionamento e realinhamento dos dentes. Se você tem uma boa higiene escova seu aparelho fixo adequadamente não se preocupe.

 

Dente mole após traumatismos dentários:

Normalmente após alguma batida ou acidente envolvendo a boca os dentes são afetados e em alguns casos o dente fica mole. Você deve procurar imediatamente um dentista para que ele tome as providências necessárias para que um dente mole por trauma não se torne um problema sério.