Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Ir ao fundo da raiz de um dente

Admin

A dor de dentes tem origens bem diversas, desde a doença gengival até à crispação dos maxilares, embora a sensibilidade das raízes possa contribuir igualmente para a dor de dentes.

 

A raiz de um dente, que inclui os dois terços inferiores do dente, está habitualmente enterrada no osso do maxilar. Mas quando se desenvolve uma gengivite, as bactérias responsáveis pela doença podem igualmente deteriorar o osso em redor da raiz do dente. A conjugação entre a deterioração do osso e a recessão das gengivas implica uma maior exposição da raiz do dente. Sem a protecção de gengivas saudáveis e do osso em bom estado, a raiz torna-se frequentemente sensível ao frio e ao calor, bem como aos alimentos ácidos. Em certos casos, a sensibilidade é de tal ordem que se devem evitar os alimentos quentes, frios ou ácidos.

 

Se a exposição da raiz não for grave, experimente usar uma pasta dentífrica especialmente formulada para os dentes sensíveis e que contém flúor e outros minerais. A toma suplementar de flúor e de minerais pode ajudar a reforçar a raiz exposta e a diminuir a sua sensibilidade.

 

A melhor maneira de gerir a sensibilidade da raiz e evitar a gengivite é seguir um programa de cuidados orais sistemático, que consiste em escovar os dentes duas vezes por dia e utilizar o fio dentário uma vez por dia. Experimente usar uma escova de dentes de filamentos suaves para não agredir as gengivas, o que pode aumentar o risco de exposição das raizes e de sensibilidade dentária.