Lentes de contato para os dentes: uma novidade que deu certo
Os folheados dentais, conhecidos também como lentes de contato dental e lentes de contato de porcelana, são proteções coloridas projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes para melhorar sua aparência. As lentes de contato dental são colados na frente dos dentes mudando a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais.
As lentes de contato dental podem ser feitas de porcelana ou de materiais compostos de resina. Facetas de porcelana resistem a manchas melhor do que facetas de resina e melhor imitam a luz refletida dos dentes naturais. Facetas de resina são mais finas e requerem a remoção de menos de superfície do dente antes da colocação. Você vai precisar discutir a melhor escolha do material do folheado para você com o seu dentista.
Que tipos de problemas as lentes de contato dental consertam?
Lentes de contato dentais são rotineiramente usadas para corrigir:
¢ Dentes que são descoloridos ou por causa de um tratamento de canal; manchas de tetraciclina ou outros medicamentos, excesso de flúor ou outras causas; ou a presença de grandes preenchimentos de resina que causam a descoloração dos dentes;
¢ Dentes que são desgastados;
¢ Dentes que estão lascados ou quebrados;
¢ Dentes que estão desalinhados, irregulares ou de forma irregular (por exemplo, têm buracos ou protuberâncias neles);
¢ Dentes com espaços entre eles (para fechar o espaço entre estes dentes).
Lentes de contato dental: antes e depois
Conseguir uma lente de contato dental geralmente requer três viagens ao dentista: uma para uma consulta e duas para fazer e aplicar as lentes. Um ou vários dentes podem ser cobertos pelas lentes de contato simultaneamente e o processo de revestimento é descrito abaixo:
Diagnóstico e plano de tratamento das lentes de contato dental
Esta primeira etapa envolve a sua participação ativa. Explique ao seu dentista o resultado que você está tentando alcançar. Durante este encontro, o seu dentista irá examinar seus dentes para se certificar se as lentes de contato dentais são apropriadas para você e discutir o que o processo vai envolver e algumas de suas limitações. O dentista também pode pedir raios-X e, eventualmente, fazer moldes de sua boca e dentes.
Preparação das lentes de contato dental
Para preparar um dente para as lentes de contato dentais, o dentista remove cerca de 1/2 milímetro de esmalte da superfície do dente, que é uma quantidade quase igual à espessura da lente a ser adicionada à superfície do dente. Antes aparando o esmalte, você e seu dentista irá decidir a necessidade de um anestésico local para amortecer a área. Em seguida, seu dentista fará um modelo ou molde do seu dente. Este modelo é enviado para um laboratório de prótese dentária, que por sua vez constrói a sua lente de contato dental. Normalmente leva 1-2 semanas para o seu dentista receber os folheados de volta do laboratório. Para os dentes muito feios, facetas dentárias temporárias podem ser colocadas por um custo adicional.
Colocação das lentes de contato dental
Antes do verniz dentário ser permanentemente cimentado ao seu dente, seu dentista irá colocá-lo temporariamente em seu dente para examinar a sua forma e cor. Ele ou ela irá remover repetidamente e aparar o verniz conforme necessário para atingir o ajuste apropriado. A cor do verniz pode ser ajustada com a máscara da cola a ser usada. Em seguida, para preparar o dente para receber o verniz, o dente vai ser limpo, polido, e riscado, o que encrespa o dente para permitir um processo de colagem forte. Uma cola especial é aplicada para a lente de contato e ela é então colocada sobre o dente. Depois de posicionar adequadamente sobre o dente, o dentista aplica um feixe de luz especial para o revestimento dentário, que ativa os produtos químicos na cola fazendo-a endurecer ou sevar rapidamente. As etapas finais envolvem a remoção de qualquer excesso da cola, avaliando sua mordida e fazendo os ajustes finais nas lentes de contato, se necessário. Seu dentista pode lhe pedir para voltar para uma visita de acompanhamento em algumas semanas para verificar como suas gengivas estão respondendo à presença das lentes de contato e, mais uma vez examinar a colocação destas.