Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Sinusite pode ser causada por problemas nos dentes

Admin

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.
O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.
Sinusites podem ser agudas ou crônicas:
Sinusite aguda:
costuma causar dor de cabeça na região superior da face. A dor tende a ser pulsátil e forte normalmente associada a uma sensação de pressão ou peso na cabeça. Outros sintomas são a obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite.
Sinusite crônica: os sintomas são similares a da sinusite aguda, porém variam muito de intensidade. Pode ter ausência de dor na face e febre. As crises acontecem quando a pessoa se deita, porque a secreção escorre pela garganta o que e irrita as vias aéreas provocando a tosse.

Sinusite e a saúde bucal
A sinusite pode se desenvolver como resultado da inflamação da membrana sinusal, em consequência de doenças infecciosas, como resfriados, gripes, pneumonias, sarampo, entre outras. A inflamação sinusal também pode ocorrer pela propagação de um foco infeccioso de origem dental.
Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento das sinusopatias, principalmente as de caráter crônico, é a consequência de uma lesão periapical instalada em algum dente, geralmente com processo infeccioso, que pode promover a ocorrência de fístulas, definidas como a comunicação entre a cavidade bucal e o seio maxilar.
Outra infecção dental que pode se disseminar e levar a uma sinusopatia é a lesão endoperiodontal, caracterizada pela associação de doença periodontal e pulpar em um mesmo dente; dessa forma, novamente, a proximidade dos dentes com o seio fará com que a infecção se dissemine.
A sinusite dental abrange aproximadamente 12% dos casos de sinusite maxilar. A origem dental da sinusite deve ser considerada em pacientes com história de infecção dental, cirurgia dentoalveolar ou periodontal. Cerca de um décimo de todas as sinusites corresponde a sinusite maxilar, devido à relação de proximidade que o seio maxilar possui com os dentes superiores, e pelo fato de ser mais suscetível à invasão de microrganismos patogênicos.
Diagnosticar a doença sinusal de origem dental exige uma avaliação clínica e radiográfica, dando atenção à história do paciente e a sintomatologias, que incluem dor de cabeça, sensibilidade maxilar e congestão nasal.