Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Dicas para cuidar dos dentes da criançada nas férias

Admin

Leve seus filhos ao dentista antes do início das aulas!

É usual a criançada comer mais besteiras e abusar dos doces nas férias. Elas estão longe da escola e da rotina que levam o ano todo, então querem só saber de curtir e esquecer os deveres, inclusive escovar os dentes.
Os pais querem deixar seus filhos se divertirem e aproveitarem esses dias de folga, mas é preciso saber que a saúde bucal não tira férias!
É compreensível que isso aconteça, pois é uma época com muitos passeios o dia todo, praia, zoológico, parque de diversões, então, uma boa dica é caprichar na escovação pela manhã e, principalmente, à noite. Quem puder levar aos passeios um estojo com um kit higiênico também é sempre bem vindo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2010, 56% das crianças de 12 anos apresentavam pelo menos um dente com cárie. Entre os pequenos na faixa dos cinco anos, o índice chegou a 60% e com um agravante: 80% não tratavam os dentes de leite.
Os dentistas recomendam que seus pacientes marquem consultas de seis em seis meses para manter a saúde bucal em dia. Uma boa dica para não se esquecer desse compromisso é agendar a visita nos meses das férias escolares, janeiro e julho, de preferência no começo ou no final das férias, assim evita dores e eventuais complicações que possam estragar a viagem e o início das aulas.
O importante de não adiar a consulta com o dentista para remediar os possíveis estragos que esses dias de doces, refrigerantes e sorvetes, em outra palavra açúcar, causam nos dentes da garotada.
É importante também manter o equilíbrio no consumo de açúcar e comidas pesadas, mesmo no período de férias, para não prejudicar a saúde dos filhos. Outra boa dica é tentar substituir os doces por frutas. A maçã, por exemplo, ajuda na limpeza dos dentes.

Dicas para não deixar a higiene bucal de lado nas férias

¢ Manter as três escovações diárias depois das refeições principais e caprichar na escovação antes de dormir.
¢ Marcar uma consulta no início ou final das férias.
¢ Fazer da escovação um momento divertido.
¢ Escovar os dentes dos seus filhos se eles tiverem 2 anos ou menos. Até essa idade, a criança deve ser estimulada, mas os pais devem fazer a escovação, inclusive da língua. A partir dos três anos, com o nascimento dos molares, deve-se incluir o uso do fio dental. Com sete anos, a criança já está apta a escovar os dentes sozinha, mas ainda é importante supervisionar.
¢ Colocar frutas nos lanches das crianças, deixando os alimentos mais divertidos e coloridos.
¢ Substitua a escova de tempo em tempo, pois elas se deterioram. Fique de olho na escova de seu filho e garanta que ela esteja bem guardada, limpa e sempre nova.