Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

6 razões pelas quais os pacientes não permanecem no tratamento

Admin

Se seus pacientes abandonam o tratamento com frequência, eles podem não estar recebendo um atendimento agradável e orientações necessárias e esclarecedoras e você pode estar perdendo tempo e dinheiro. Para reverter esse quadro, é preciso fazer um balanço de retenção e procurar saber o que leva esses pacientes a deixar o tratamento, para evita-los ou modifica-los. Para lhe ajudar nessa tarefa, a consultoria internacional McKenzie Management listou seis motivos:

1- Eles não sentiram nenhuma conexão
Não basta ter amplos conhecidos da prática dental, também é necessário simpatia e empatia. Não deixe que a rotina corrida o impeça de ser simpático e gentil com seus pacientes, dessa forma as chances dele permanecer em um tratamento e recomendar amigos e familiares é maior.

2 “ Eles não entenderam a importância do tratamento
Dizer ao paciente que ele precisa de um tratamento periodontal ou de uma coroa não irá fazer com que ele saiba tudo o que você sabe, compreendendo a importância e consequências de sua situação. É importante usar vídeos, câmeras intraorais para que o paciente visualize seu estado e compreenda melhor o processo. Cada atendimento pode ser uma oportunidade de educá-lo a respeito de sua saúde bucal.

3 “ Você não está ouvindo
Pacientes dizem não por muitas razões, descubra o por quê, para evitar equívocos e preocupações desnecessárias.

4 “Não há um tratamento coordenado
Antes de iniciar o tratamento, ofereça uma mini-palestra para seu paciente, mostrando o que será feito, qual o prazo, riscos, cuidados pós-operatório, valores e formas de pagamento e outras informações. Desta forma o paciente estará livre de preocupações.

5 “ Você não está fazendo um acompanhamento
A maioria dos pacientes raramente aceita um tratamento longo imediatamente. Seja por questões financeiras, medo ou dúvidas, eles precisam de tempo para pensar, discutir com familiares e chegar a uma conclusão. Durante esse processo, sem ser inconveniente, você pode pedir para sua assistente ligar para perguntar se há alguma dúvida a respeito do tratamento e informar que você estará à disposição para esclarecer qualquer dúvida futura.

6 “ Você não oferece facilidades de pagamento
Ao ouvir o valor de um tratamento de longo prazo, um paciente pode desistir, mas se você procurar no mercado boas opções de pagamento e financiamento que não lhe prejudiquem e ajudem o paciente, ele pode se sentir mais seguro para entrar em um tratamento. Receber pagamento com cartões de crédito, também é importante.

Seguindo esses passos é mais provável conseguir manter um consultório ou clínica rentável, agradável e com alta taxa de adesão a tratamentos de longo prazo.