Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Entenda sobre o bruxismo ou briquismo

Admin

O bruxismo e o briquismo, são hábitos emocionais, que podem levar o portador, a sintomas, chamados tensionais, emocionais ou nervosos (como dor de cabeça, zumbido no ouvido, tontura - chamadas de labirintite, entre outros). Muitas pessoas, com bruxismo ou briquismo, acabam gastando os dentes, a placa de acrílico ou de silicone (perfurando ou quebrando essas placas), devido o bruxismo, "ter causa emocional" e não ser devido, ao dentes.
Existe uma tendência, de ranger ou apertar os dentes", através do bruxismo ou briquismo, quando passamos estress ou ansiedade. Esse apertar ou ranger dos dentes, acaba levando o portador, a sintomas, emocionais, como labirintite, dor de cabeça, por exemplo. O Bruxismo ou o Briquismo, não são diretamente a causa, desses sintomas mas, podem favorecer o seu aparecimento ou aumentar a intensidade deles, ao passarmos, por situações emocionais de estresse ou ansiedade. Obs: o aparecimento de dor de cabeça ou labirintite, por exemplo, "causam estresse" e também o "estresse" favorece, o aparecimento do bruxismo ou briquismo.
Muitas pessoas, sofrem de diversos sintomas, passam por vários exames, tratamento e o uso de diversos medicamentos, sem encontrar uma melhora, de seus sintomas e acabam procurando, tratamentos psicológicos e tomando, vários tipos de medicamentos (calmantes, ansiolíticos ou antidepressivos, por exemplo), pensando que seus sintomas, são emocionais ou de causa nervosa, pois aparecem ou pioram, quando passam por situações de estresse ou ansiedade mas, pode ter uma causa física, não emocional, para que eles apareçam.
Bruxismo ou briquismo, ocorrem praticamente em todas as faixas etárias. Bruxismo é um hábito noturno, caracterizado pelo apertar ou ranger os dentes, em que as forças sobre a musculatura mastigatória são excessivas, produzindo dores de cabeça, desgaste do esmalte, problemas gengivais, mobilidade dental ou problemas de disfunção, na articulação temporomandibular, por exemplo.
O nome bruxismo, vem da palavra grega βρυχμός, que significa, ranger os dentes.
Acreditava-se que esse problema era atribuído a enfeitiçamento por bruxaria; até faziam-se uma abertura na calota craniana para que, numa vã tentativa, de que esse feitiço pudesse sair através dessa abertura e o paciente parasse de ranger os dentes. Chamamos de briquismo, quando esse hábito é diurno.

ATM (ou DTM) - sintomas e disfunções nas articulações
O bruxismo ou o briquismo, podem piorar os sintomas de dor e disfunção, relativos as ATMs (ou DTMs), por tensionarem, ainda mais, os músculos da cabeça, face, pescoço, articulações temporo mandibulares e ligamentos; podendo acentuar os sintomas de dores no ouvido, dores de cabeça (como as enxaquecas e cefaleias tensionais e migrâneas), dor no pescoço, peito, ombros e braços, tontura, vertigem ou zumbido no ouvido (chamadas de labirintite), sensação de ouvido tampado, estalos ou crepitações ao abrir ou fechar a boca (ou ao mastigar os alimentos), limitações de abertura da boca, entre outros problemas.
Além dos hábitos do bruxismo ou briquismo e dos problemas de vícios de língua, outros hábitos (ou vícios) parafuncionais ou profissionais (descritos em ATM ou DTM, o que é? - no menu abaixo), o bruxismo ou briquismo, podem também, prejudicar o tratamento da disfunção e sintomas, relativos a ATM ou DTM.

Sintomas da ATM ou DTM e de disfunção na articulação temporomandibular
Devido a diversidade de sintomas, causados pela disfunção da ATM ou DTM, dividimos esses sintomas, de acordo com a causa, dos sintomas e também, dos problemas de disfunção, na própria articulação temporomandibulares (que podem ser musculares, articulares ou emocionais) mas, que normalmente, não são a causa real, desses sintomas.
Lembramos também, que uma pessoa, pode ter um só sintoma de disfunção de ATM ou DTM ou ter, vários sintomas, ao mesmo tempo. Por isso é importante, que passe por uma consulta, para uma melhor avaliação, dos sintomas relacionados, a ATM ou DTM.
A maioria, desses sintomas, com essa origem, são tratados, sem a utilização de remédios, cirurgia ou restrições alimentares.

A) Sintomas de origem muscular de disfunção da ATM ou DTM:
1- Certos tipos de barulhos ou zumbido no ouvido.
2- Sensação de ouvido tampado. Diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons, mais graves ou agudos.
3- Tontura, tonteira, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente (sintomas semelhantes a labirintite).
4- Dores de cabeça (como nas enxaquecas, cefaleias ou migrâneas) ou sensação de pressão na cabeça.
5- Dores, estalos no pescoço, ombros, braços, peito, dor embaixo dos seios ou na nuca. Parestesia (adormecimento, na ponta dos dedos).
6- Sensação de aperto ou incomodo, na garganta.
7- Fotofobia (aversão a luz - ele procura ficar, em ambientes escuros ou usar óculos escuros), dores nos olhos, vista embaçada, a pálpebra treme.
8- Dores no peito (levando a pensar, em problemas cardíacos), dores embaixo dos seios.
9- Enjoos ou vômitos.
10- Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de origem muscular).
11- Certos casos de nevralgia, do trigêmeo.
12- Problemas patológicos ou originados por trauma, nos músculos da face.

B) Sintomas de origem articular da disfunção da ATM ou DTM:
1- Estalos, crepitações ou barulhos, nas articulações da ATM.
2- Luxação ou sub luxação, da articulação temporo mandibular.
3- Problemas patológicos ou originados por trauma articular.
4- Sintomas de dor, de origem articular (podendo causar dor reflexa no ouvido).
5- Estalo no pescoço ao movimenta-lo, para os lados.
6- Limitação de abertura ou fechamento, ou desvios, na abertura, quando a origem é articular (como nos caso das artroses - desgaste da cabeça da articulações da ATM, por exemplo).