Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Como prevenir cáries e ter dentes saudáveis

Admin

A saúde bucal deve começar desde a gestação do bebê. A mãe deve consultar o dentista para avaliar as condições de saúde de sua cavidade bucal e dentes. Deve dar preferência a alimentos leves como legumes, frutas e carnes magras. Evitar doces. A amamentação é importante para o nascimento dos primeiros dentes de leite, por volta dos seis meses. A amamentação estimula o crescimento ósseo da face, a formação da arcada dentária e o correto posicionamento da língua. É necessário fazer limpeza da boca do bebê após cada mamada e, principalmente se a criança usar mamadeira. Quanto à chupeta, se precisar utilizá-la, deve ser ortodôntica e usada, no máximo, até três anos. A idade ideal para a primeira visita ao dentista é por volta dos três anos quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e a criança começará a se familiarizar com o consultório dentário.

Dê preferência a carnes, queijos, leite, cereais, frutas e verduras. Evite alimentos que aumentam o risco de cáries como refrigerantes, pudins, chocolates, bombons, chicletes e, se comê-los, escove os dentes logo em seguida. Faça opção por escovas de cerdas macias para não machucar a gengiva e que tenha a cabeça pequena para chegar em todos os lados dos dentes. Troque a escova de dois em dois meses. Use sempre creme dental com flúor e menos abrasivos (com poucos grânulos), para não desgastar o esmalte dos dentes. Visite o dentista periodicamente, de seis em seis meses ou no máximo, de ano em ano.
Ele irá determinar o espaço de tempo necessário entre as consultas de revisão. Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar a sua saúde bucal.
SAIBA O QUE É CÁRIE E DOENÇA PERIODONTAL (GENGIVAL)
Tanto a cárie quanto a doença da gengiva têm início na formação de "placa bacteriana". A placa é proveniente da higiene oral deficiente, falta de uso do fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência. Os alimentos ingeridos vão formando uma camada mole e banca que se adere sobre a superfície dos dentes. Essa camada contém muitas bactérias e é denominada "placa bacteriana". As bactérias são responsáveis pela manifestação das cáries e doenças gengivais. As doenças da gengiva aparecem quando a placa bacteriana não é removida através da higiene oral. Essa placa, com o passar do tempo, vai sendo calcificada através da saliva formando o "tártaro" que vai crescendo e se depositando no sulco entre a gengiva e os dentes. Assim começa um processo inflamatório da gengiva que começa a sangrar e doer. No caso em que o tártaro não é removido, passa também a comprometer o osso que envolve os dentes, podendo levar à mobilidade e até futura perda dos dentes. As bactérias existentes em cáries profundas e gengivas inflamadas podem formar focos infecciosos nas raízes dos dentes que podem levar a formação de lesões locais ou penetram na circulação sanguínea criando focos em outros locais do corpo. Portanto, para a manutenção da saúde bucal, é muito importante a visita periódica ao dentista, higiene oral eficiente dieta com pouco açúcar, uso de creme dental e bochechos de flúor.