Gengivite pode ser evitada com higiene bucal
Os primeiros sinais que podem indicar problema de gengivite são: sangramento espontâneo da gengiva ou durante a escovação e uso do fio dental, ou mesmo na mastigação, dores e sensação de incômodo no local.
Esses são indicadores de que a gengiva está doente e necessita de cuidados. Além desses sintomas, a doença pode provocar também mau hálito, secreção ao redor dos dentes e deixar a gengiva vermelha e inchada.
A gengivite é uma inflamação provocada pelo acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dentais próximas à gengiva. Essa placa deve ser removida diariamente com a escovação e o uso do fio dental. Quando isso não acontece, a placa se acumula, aumentando a quantidade de bactérias, que infeccionam a gengiva.
Nesse estágio o tratamento é mais simples; por isso, quanto mais cedo a pessoa procurar o dentista, mais fácil será a cura. Se o tratamento não acontece logo, a inflamação aumenta e pode atingir o osso que sustenta os dentes, correndo o risco de provocar não só abalo, mas também perda de dentes e perda óssea ao redor do dente. O grande perigo é que normalmente a pessoa não percebe a evolução da doença e só vai notar quando o dente estiver mole e prestes a cair.
Tratamento
Para tratar a gengivite, o dentista fará a remoção da placa bacteriana e das manchas que cobrem a superfície do dente, através da raspagem, profilaxia, polimento coronário e aplicação de flúor. O principal procedimento será a orientação sobre noções de higienização bucal ideal para evitar doenças como essa.
É importante destacar que, na maior parte das vezes, a gengivite é provocada por higienização bucal incorreta, porque muitas pessoas não sabem exatamente como utilizar a escova e o fio dental. Nesse caso, a escovação diária dos dentes, nos horários recomendados, não remove de maneira satisfatória as bactérias, que continuarão promovendo a doença gengival.
O segredo é aprender a forma correta de higiene bucal, ficar atento e lembrar que o melhor tratamento é sempre a prevenção, junto com o freqüente auxílio e orientação de um profissional, que vai ajudar a manter a saúde bucal e, dessa forma, garantir uma boa qualidade de vida.