Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

Dentista sem dor

Admin

Novas armas da Odontologia prometem paz nos consultórios. A principal é o laser, que dará mais silêncio e menos sofrimento durante o tratamento dentário.

Um raio benigno na cárie

Quem tem medo de dentista sabe muito bem. A dor parece que começa na sala de espera. É só ouvir o barulho do motorzinho. Bem, essa aflição vai acabar. A Odontologia está se armando até os dentes para aliviar o sofrimento dos pacientes “ inclusive o psicológico. O laser, como substituto da broca de alta rotação, é o principal instrumento desse arsenal.

As cáries menores já podem ser tratadas sem anestesia com o laser de érbio “ um raio que usa as propriedades concentradoras do elemento químico érbio para penetrar no dente profundamente. Ele atravessa a estrutura, desintegra as moléculas da cárie e limpa tudo para a restauração “ ou obturação.

Só que ainda vai demorar uns dez anos para o laser se popularizar mesmo. O raio também pode ser usado em cirurgias e obturações de resina, mas não nas metálicas, que usam limalha de prata e mercúrio, indicadas para as cáries profundas nos dentes de trás. Aí, a broca continua indispensável.

Dependendo da profundidade da lesão, 70% do tratamento pode ser feito sem anestesia, diz o diretor do grupo de laser da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, Aldo Brugnera Júnior. Ao contrário do motor, o laser tem ruído baixo, não vibra e dá segurança total de descontaminação.

O problema é que o equipamento custa 110 000 reais, 100 vezes mais que o motorzinho comum. Por isso, não chega a vinte o número de consultórios que contam com um deles. O preço do tratamento também sai um tanto salgado,

O terror chega pelo ouvido

O pesquisador Harvey Wigdor, da Universidade Noroeste de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveu, em 1997, um trabalho para descobrir o que aliviaria os pacientes de dentistas. Depois de entrevistar 100 indivíduos, concluiu que o principal desejo deles não era só se livrar da dor. O trauma, mesmo, era o barulho incômodo do motorzinho.

Para pôr fim a dois temores com uma técnica só, boa parte da indústria odontológica pesquisa formas de aposentar de vez a broca. Além do laser, os outros candidatos a substituto são um gel para dissolver a cárie, que deve chegar ao Brasil no início do próximo ano, e um jato de ar, já disponível em vários consultórios.

Embora silenciosas, as duas técnicas não são totalmente à prova de dor. Se a cárie tiver atingido uma região próxima ao nervo, o incômodo vai aparecer. Nesses casos, não se deve dispensar a anestesia, afirmou à SUPER o cirurgião-dentista José Tadeu Tesseroli Siqueira, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

As substâncias anestésicas de hoje são bastante seguras e, na última década, a espessura da agulha encolheu três vezes. Ou seja, a picada também já não incomoda tanto. Se o paciente tiver certeza de que o tratamento não vai doer, fica mais relaxado e isso facilita tudo, diz Siqueira. Para tanto, estuda-se também o uso de hipnose e até acupuntura em consultórios dentários. Com todas essas armas, o medo do dentista está com os dias contados.

Fonte: Superinteressante