Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

O que é Prognatismo?

Admin

O prognatismo mandibular consiste em uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos. É caracterizado pelo excesso de crescimento mandibular (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior), causando uma mordida cruzada anterior e um perfil facial côncavo.

O prognatismo é uma anomalia que altera consideravelmente a harmonia do rosto e pode causar grandes deformidades faciais. As pessoas com este tipo de alteração possuem o lábio inferior maior e mais avançado que o superior e um queixo mais proeminente e volumoso, características que podem causar um aspecto de aparência raivosa.

Um sinal de que o prognatismo pode estar ocorrendo é o fechamento dos incisivos inferiores no mesmo nível ou anterior aos incisivos superiores.

Sintomas de Disfunção Têmporo-Mandibular podem ser associados ao prognatismo mandibular. Alguns exemplos são:

  • Dor
  • Ruídos articulares
  • Dor de cabeça, ouvido e músculos da mastigação.
  • O prognatismo também pode causar problemas com alterações no correto encaixe dos dentes, resultando em uma má oclusão, assim como alterações na respiração e mastigação.

Causas

Uma das causas envolvidas no surgimento do progantismo é o fator genético e hereditário nos componentes esqueléticos faciais. Mas o prognatismo mandibular também pode estar relacionado com disfunções funcionais:

  • Hábitos deletérios, como sucção de dedos ou chupeta
  • Alterações respiratórias, como a respiração bucal, ocorrendo a postura baixa da língua na arcada inferior
  • Desvio da funcionalidade do rosto.

O prognatismo pode estar associado também a fatores hormonais, traumatismos e malformações congênitas.

 

Fatores de risco

Ocorrendo casos de prognatismo mandibular na família, deve-se sempre ficar alerta ao desenvolvimento irregular dos maxilares nas crianças, porque essa alteração possui grande influência genética e pode acontecer em qualquer etapa durante o crescimento e, desde cedo, pode ser feito o diagnóstico.

O profissional especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e em Ortodontia tem todo o conhecimento para fazer um diagnóstico do prognatismo através de avaliação clínica e funcional, podendo fazer a solicitação de algum tipo de exame.