Telefone (38) 3221-1332


Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 608, Centro - Montes Claros

acebook

A importância da consulta inicial

Admin

Primeiro contato ajuda a conhecer as expectativas do paciente e alinhá-las com as necessidades do tratamento.

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, é essencial que a primeira consulta seja realizada de forma clara e precisa, com todas as informações necessárias, visando estabelecer um relacionamento honesto entre profissional e paciente.

Nos dias atuais, com tantas informações disponíveis e ao alcance de todos, as pessoas estão procurando se informar mais e melhor sobre tratamentos aos quais precisam ser submetidos. Assim, a primeira consulta antes de se iniciar o tratamento ortodôntico, por exemplo, é de fundamental importância, uma vez que o ortodontista deve ter a habilidade de, em um curto espaço de tempo, realizar uma boa anamnese e um exame clínico detalhado, além de conhecer profundamente as expectativas dos pacientes em relação ao tratamento.

A consulta inicial representa o primeiro contato do paciente com a clínica, sendo que a ele deve convergir toda a atenção possível, não apenas do profissional como também de toda equipe que o cerca. Acolher bem o cliente tranquilizá-lo, diminuindo sua ansiedade e suavizando a tensão natural desse encontro.

Sem dúvida alguma, a primeira consulta é um dos passos mais importantes do tratamento ortodôntico, pois o paciente irá colocar as suas necessidades, ou seja, o porquê de estar buscando o tratamento. Nesse primeiro contato, deve-se fazer uma boa anamnese e um exame clínico detalhado. Além disso, devemos descobrir os desejos dos pacientes, sejam eles estéticos ou funcionais. Geralmente, o planejamento e o orçamento só poderão ser realizados após a confecção da documentação ortodôntica, que será solicitada nessa primeira consulta.